Criar um Site Grátis Fantástico
 Educação Física - Jogos e Brincadeiras Infantis






Total de visitas: 105068
Jogos Aquáticos

Há Quantas Maneiras de Chegar Lá?

 

O jogo Há Quantas Maneiras de Chegar Lá oferece um desafio para os participantes que apresentarem – e demonstrarem – diversas maneiras de cruzar uma piscina. Se realizado em águas rasas, é excelente para incentivar as criançasa se molhar e a se divertir na água.


 

 

 

 

Jogadores: 2 ou mais, além de um adulto para supervisionar.

Idades: 5 a 12 anos.

Local: Piscina.

Equipamento: Nenhum.

 

 

Para início da atividade aquática, os jogadores enfileiram-se ao longo de um dos lados da piscina. Um participante é selecionado para começar e, então, ele ou ela, atravessa a piscina e escolhe uma maneira para fazer isso. Se souber nadar, poderá escolher o estilo crawl, o nado de costas, a braçada lateral ou ainda o nado elementar de costas. Pode também optar por andar nas pontas dos pés, saltar em um pé só, andar com as mãos, dar cambalhotas, nadar no estilo cachorrinho ou deslizar pela piscina. As possibilidades são (quase) infinitas! O jogador seguinte seleciona um método diferente para atravessar e o executa em todo o trajeto.


Não podem repetir o método de outro participante que os tenha precedido, e o supervisor, um adulto, deve certificar-se de que nenhuma criança chegue a extremos em sua capacidade de nadar. O jogo continua de um lado ao outro da piscina, enquanto não se esgotar a imaginação.


Quando um jogador não conseguir pensar numa maneira de "chegar lá", será eliminado do jogo. Quem ficar por último para atravessar a piscina, lançando mão de uma maneira original, será o vencedor.

 

Siga o Líder Aquático

 

Siga o Líder é uma atividade muito animada que permite que as crianças usem a imaginação, seja ele praticado na terra ou na água. Como os jogadores devem seguir as ações do líder, é preciso ter cuidado para que as proezas sejam tão simples que até o nadador mais fraco do grupo seja capaz de realizá-las. Os jogadores que não sabem nadar podem divertir-se participando de Siga o Líder na parte mais rasa da piscina, onde não é necessária nenhuma habilidade de natação.

 

 

 

 

Jogadores: 3 ou mais, além de um adulto para supervisionar.

Idades: 5 a 10 anos.

Local: Piscina.

Equipamento: Nenhum.

 

Primeiro, um jogador é escolhido para ser o líder e os demais participantes formam uma fila atrás dele. O líder começa movimentando-se pela água, e para tanto, escolhe uma maneira, e ao longo do trajeto realiza diferentes proezas e movimentos. Dependendo dos níveis de habilidade dos outros jogadores, o líder pode tentar nadar de modos diferentes, dando cambalhotas, andando com as mãos, subindo à tona e mergulhando, fazendo bolhas ou flutuando de costas. Pode também sair da piscina e saltar de costas enquanto os demais o acompanham. (Porém, nada de corridas na área externa da piscina!)

 

Não há vencedores nem perdedores neste jogo. Depois de um período de tempo estipulado, o líder vai para o fim da fila e o próximo jogador se torna o novo líder. O jogo continua até que todos tenham tido a chance de ser o líder.

 

Lagoa Parada


Lagoa Parada, vence sempre o nadador mais rápido. É por isso que, neste jogo, a capacidade de parar repentinamente e imobilizar-se no lugar é tão importante quanto a velocidade. Para bons nadadores de águas profundas, Lagoa Parada é, sem dúvida, um grande desafio; contudo, até os não-nadadores podem participar na parte rasa de uma piscina.

 

 

 

 

Jogadores: 4 ou mais, além de um adulto para supervisionar.

Idades: 6 a 12 anos.

Local: Piscina.

Equipamento: Nenhum.


Primeiro, designa-se um jogador para ser o "pegador" e os demais participantes espalham-se, na água, ao longo de uma das laterais da piscina. O "pecador" fica do lado oposto, fecha os olhos e conta até dez em voz alta. Os outros jogadores começam então a nadar através da piscina (se estiverem na parte rasa podem correr ou saltar). À contagem de dez, o "pegador" grita. "Lagoa parada!" e abre os olhos. Imediatamente, os outros jogadores devem ficar imóveis. Se o "pegador" surpreender alguém se movimentando para frente (é claro que é permitido colocar os pés no fundo ou mover-se na água para boiar), este jogador terá de voltar para a linha de partida. O "pegador" então fecha os olhos e recomeça a contagem e os movimentos. O jogo tem continuidade até que um participante , chegando ao outro lado, seja o vencedor. Se for muito fácil para os nadadores atravessarem a piscina durante a contagem até dez, esta pode ser reduzida, sendo feita até cinco.

 


FONTE: WISE, Debra. O grande livro dos jogos e brincadeiras infantis; tradução de Silvia Mariângela Spada. – São Paulo: Madras, 2005.

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional