Pega-pega, ou Pegador, é um antigo jogo que é belo em sua simplicidade: um jogdor persegue os outros, que tentam evitar serem apanhados. Há, é claro, inúmeras variações desse tema. Crianças de todas as idades podem brincar, a qualquer momento, e em quase toda e qualquer superfície. Só é necessário ter energia sem limites – o que as crianças possuem – e uma área aberta on
Jogadores
: 5 ou mais, além de um adulto ou criança mais velha para super
visionar.
Idades: 3 a 14 anos.
Local: Ao ar livre, em gramado ou calçada.
Equipamento: Nenhum.
Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam.
A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados. O primeiro a ser tocado torna-se o “pegador” e o jogo continua.
O Pega-pega também pode ser realizado como um jogo de eliminação, no qual cada participante que é apanhado sai da brincadeira, e o “pegador” continua nesse papel durante todo o jogo. O último jogador, que não foi apanhado, é o vencedor e substitui o “pegador” no próximo jogo.
VARIAÇÕES:
Agachado
Agachado é igual ao Pega-pega padrão, só que o jogador que estiver agachado (de cócoras com os joelhos dobrados e o bumbum perto do chão) está a salvo da captura e o “pegador” deve ficar a cerca de 1,5 metro de distância pelo menos. Mas se um jogador agachado permanecer na posição por mais tempo que a contagem de três, ele é considerado capturado e se torna o novo “pegador”.
Pega-pega ao contrário
O Pega-pega ao contrário é mais adequado para crianças de pelo menos 5 anos, e é igual ao Pega-pega padrão, só que todos, incluindo o “pegador”, correm de costas! Para que o jogo fique ainda mais desafiador, pode-se exigir que cada “pegador” que substituir o primeiro fique com a mão no lugar do corpo, onde foi tocado quando foi apanhado.
Pique na Árvore
Em Pique na Árvore, o jogador estará a salvo e, portanto, não pode ser apanhado, ao tocar em uma árvore. Mas não poderá tocar a árvore, porém, se o “pegador” estiver a uma distância de 3 metros ou mais dele. Em uma versão relacionada, Bate na Madeira, os jogadores combinam que quem tocar a madeira (ou outro material, como ferro e pedra) não pode ser apanhado.
A Cadeia
Também conhecida como Bronco e Fisgado, esta variação é mais divertida quando realizada em um grupo grande. A primeira criança apanhada deve ficar de mãos dadas com o “pegador”, e os dois passam a perseguir os outros jogadoresm e continuam unidos. cada jogador capturado une-se a eles, formando outro elo da cadeia. À medida que a cadeia cresce, somente os jogadores nas duas pontas podem capturar alguém. O último participante a ficar fora da cadeia será o vencedor do jogo.
A Lanterna
Este jogo, que requer uma lanterna, é realizado ao anoitecer, devendo-se tomar cuidado para que a área de jogo não tenha obstáculos “difícies de enxergar”. Em vez de apanhar outro jogador tocando-o, o “pegador” apanha-o apontando o foco de luz em sua direção. Os jogadores são eliminados quando capturados, e o “pegador” continua nesse papel até que um jogador seja capturado.
Pisa na Sombra
Em vez de capturar um jogador, tocando-o fisicamente, o “pegador” pisa em sua sombra. Este jogo é mais apropriado para a tarde, quando as sombras são maiores, à medida que o sol se põe.
Não se Mexa!
Nesta versão, o jogador que foi capturado deve “paralisar-se” na posição e lugar onde estava quando foi capturado. Ele deve ficar perfeitamente imóvel até que outro jogador surja inesperadamente e salve-o, libertando-o. Como a única maneira do “pegador” vencer o jogo é paralisando todos os demais, ele tem tanto a chance de perseguir e capturar os jogadores não paralisados como de vigiar os paralisados.
Atravessando
Nesta versão cooperativa de Pega-pega, o “pegador” começa o jogo dizendo em voz alta o nome de outro jogador e correndo em sua perseguição. O “pegador” continua perseguindo somente esse jogador até que outro atravesse no meio de ambos. Os jogadores devem trabalhar juntos para tentar ajudar uns aos outros a salvar-se do “pegador”.
Passa-Passa
Em Passa-passa, um objeto, como uma bola, chapéu ou sapato, é passado de um jogador a outro. O “pegador” só pode perseguir e capturar o jogador que estiver segurando um objeto estipulado (que sempre deve estar visível). Um jogador, é claro, está constantemente tentando entregar o objeto a outro; ele faz isso simplesmenete tocando o companheiro com o objeto. Se um jogador for apanhado enquanto carrega um objeto ele passa o objeto para o “pegador” e então o substitui. O novo “pegador” conta até três, dando ao “pegador” anterior a chance de fugir, antes de começar a perseguição. Qualquer jogador que deixar cair o objeto automaticamente se tornará o “pegador”.
Pega-Pega Saltador
Esta brincadeira é como o Pega-pega padrão, com a diferença de que todos os jogadores devem saltar e não correr. São primos próximos deste jogo o Salto em um Pé Só, no qual, como o próprio nome diz, os jogadores têm de pular em um pé só, e a Caminhada, em que têm de andar.
Pique Flutuante
Também chamado de Pendurado, o Pique Flutuante deve ser realizado em uma área onde haja lugares onde subir; é mais adequado para crianças a partir de 5 anos. Nesta versão, o jogador está salvo da captura se tirar os dois pés do chão. Os jogadores poderão subir em árvores, barra de ginástica, cercas ou qualquer coisa que lhes permita “flutuar” no espaço, tirando os pés do chão. Um jogador não pode flutuar se o “pegador” estiver a uma distância de 5,5 metros.
Siga o Líder
O Objetivo de Siga o Líder é que todos os jogadores imitem as ações do líder da forma mais ex
ata possível. É um desafio individual para cada jogador, mas o jogo pode também ser realizado de forma competitiva, como um torneio de elliminação.
O melhor lugar para jogar Siga o Líder é um playground ou á
rea semelhante onde existam muitos obstáculos e equipamentos para serem saltados , rastejar, correr em volta e escorregar.
Jogadores: 3 ou mais, além de um adulto ou criança mais velha para supervisionar.
Idades: 3 a 8 anos.
Local: Ao ar livre, no quintal, playground ou acampamento.
Equipamento: Nenhum.
Inicialmente, um participante é escolhido para ser o líder, e todos os outros jogadores ficam em fila atrás dele. Em seguida, o líder faz um percurso variado e os outros jogadores o acompanham, tentando não lhe ficar atrás, imitando todas as suas ações o mais perfeitamente possível. Por exemplo, em um playground, o líder pode correr cerca de 50 metros, depois subir em um toco e pular, subir em um escorregador e depois deslizar de barriga, rastejar sob o escorregador, dar três voltas no poste de um balanço, saltar 10 passos em um pé só, deslocar-se por várias barras com uma mão em cima da outra, cair no chão e depois dar cambalhotas na grama.
O líder deve ter cuidado para não fazer nada perigoso ou muito difícil para os outros jogadores. Claramente, os trajetos e as ações escolhidas para um grupo de 3 anos de idade devem ser bem mais fáceis do que para crianças de 7 ou 8 anos.
Se o jogo tiver sendo realizado de forma competitiva, os jogadores serão eliminados quando conseguirem uma das proezas do líder. O jogador que ficar por último (que não seja o líder) será o vencedor e passa a ser o novo líder. Se o jogo estiver sendo realizado só como diversão, o jogadores formam uma fila e o acompanham da melhor forma possível. A 5 minutos ou mais, um novo líder deve ser escolhido.
FONTE: WISE, Debra. O grande livro dos jogos e brincadeiras infantis; tradução de Silvia Mariângela Spada. – São Paulo: Madras, 2005.