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 Educação Física - Jogos e Brincadeiras Infantis






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Pré-Jogo

Cara ou Coroa

Atirar uma moeda para o ar é a maneira mais casual de se tomar uma decisão e uma forma bastante agradável de decidir que jogador ou equipe inicia o jogo. Um participante põe uma moeda na palma da mão, ou em cima do polegar, joga-a para o ar e a pega novamente. O outro jogador (ou um membro da outra equipe) grita "cara" ou "coroa". O lançador da moeda vira-a então sobre o dorso da outra mão e a exibe. Se o adivinhador acertar , ele - ou sua equipe - começa o jogo. Se errar, o lançador da moeda, ou sua equipe, é o número um. A moeda pode ser substituída por uma carta de baralho, que é jogada para o alto. O adivinhador diz "para cima" ou "pra baixo", enquanto ela está no ar, e toma-se a decisão quando a carta cai virada para cima ou para baixo na mesa ou no chão.

 

 

Em Que Mão Está?

Em Que Mão Está? é muito semelhante à adivinhação com a moeda. Seu princípio básico é "tirar a sorte" para determinar quem começa um jogo. Um participante segura, na mão fechada, um pequeno objeto (bolinha de gude, cristal, concha, folha de grama, etc.) e depois vai passando de uma mão para a outra atrás das costas. Depois, com as mãos postas à frente, o passador desafia os outros participantes a adivinharem em qual das mãos está o objeto. Se o adivinhador acertar, será o primeiro a começar o jogo. Caso contrário, o participante que escondeu o objeto, começa o jogo.

 

Pedra, Papel e Tesoura

Pedra, Papel e Tesoura (também chamado de Tesoura, Papel e Pedra) é um jogo que também pode ser usado para definir na "sorte", entre dois participantes ou grupos, quem é o primeiro a jogar ou quem é o "líder", Dois participantes, frente a frente, mantém uma das mãos atrás das costas. À contagem de "um, dois, três, já!", cada um lança a mão para a frente e faz um dos três gestos (veja a figura): mão fechada (representando uma pedra), mão aberta com os dedos unidos (representando o papel) ou a mão fechada, mas com dois dedos em "V" (representando a tesoura). A pedra quebra a tesoura, portanto vence a pedra. A tesoura corta o papel, portanto vence a tesoura. O papel embrulha a pedra, portanto vence o papel. Ou o vencedor começa o jogo ou então o perdedor será o "chefe". Se os dois participantes fizerem o mesmo gesto, o jogo é repetido.


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