Criar uma Loja Virtual Grátis
 Educação Física - Jogos e Brincadeiras Infantis






Total de visitas: 105069
Jogos de Força e Resistência

Cabo de Guerra


Cabo de Guerra é uma competição de força, coordenação e trabalho em equipe realizada em todo o mundo. Em algumas culturas antigas, as duas equipes que puxam as pontas opostas de uma corda representam duas forças da natureza - a chuva e a seca, por exemplo, ou o verão e o inverno -, lutando uma contra a outra para ter o domínio. Hoje, as crianças adoram Cabo de Guerra porque se divertem muito e pelo prazer especial de ver seus adversários se estatelarem no chão.


 

Jogadores: 6 ou mais, além de um adulto para supervisionar.

 

Idades: 8 a 14 anos.

 

Local: Ao ar livre, em gramado ou areia.

 

Equipamento: Corda longa e forte; varinha ou palito; pedaço de pano, bandana ou uma fita escura (opicional).

 

Os jogadores dividem-se em duas equipes o mais semelhantes possível em tamanho e força. O centro da corda pode ser marcado com um pedaço de pano, bandana ou fita escura, sendo posicionado sobre uma linha central marcada no chão com uma varinha. Os membros de cada equipe enfileiram-se, um atrás do outro, em pontas opostas da corda, deixando aproximadamente 90 centímetros a 1,2 metro de corda livre ao meio. Os participantes então seguram a corda. Os jogadores em cada ponta podem atuar como âncoras, dando uma laçada frouxa em volta do peito. As âncoras devem ser os jogadores mais fortes da equipe.

 

Depois que a equipe estiver posicionada, o adulto supervisor da competição grita: "Um, dois, três e já!", e imediatamente a equipe começa a puxar a corda com toda a força possível, tentando arrastar a equipe adversária para o centro da linha. Se o primeiro membro de uma equipe cruzar a linha central ou deixar cair a corda, a equipe adversária será a vencedora.

 

Pode-se jogar Cabo de Guerra em qualquer superfície macia, como grama ou areia, mas é especialmente divertido quando realizado em lados opostos de uma poça de lama ou de córrego. O adulto supervisor não permitirá, porém, que as crianças escolham um córrego muito fundo, ou um local com inclinação agrupada ou com um objeto agudo na base; porqu, em meio de uma grande confusão, a equipe perdedora cairá no final da partida. Geralmente, o jogo termina em gargalhadas e muitas crianças molhadas ou sujas de barro.

 

Variação:

 

Cabo de Guerra das Crianças

 

Esta versão de Cabo de Guerra, jogada pelas crianças da Coréia, não requer uma corda. Os membros de cada equipe abraçam a cintura do jogador à sua frente, e os dois capitães da equipe - os primeiros jogadores de cada fila - ficam de mãos dadas ou seguram firmemente nos pulsos uns dos outros. A um sinal, cada equipa tenta empurrar a outra para cima de uma marca traçada no chão entre ambas. Os capitães não se soltam até que um ou outro tenha sido forçado a cruzar a marca do centro.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional